22 de outubro de 2013

CTG Rincão da Lealdade comemora 60 anos em grande estilo!



O Centro de tradições gaúchas Rincão da Lealdade de Caxias do Sul está completando 60 anos de história. E para comemorar este marco, a entidade promove no próximo dia 26 (sábado) um baile de casais com o grupo OS Tiranos, um dos mais consagrados conjuntos da atualidade. A festa ocorre na sede da entidade, BR 116 ao lado do Hospital Geral, a partir das 22 hs e é aberta a toda comunidade.

De acordo com José Roberto Mallmamm, patrão da entidade, este baile é o encerramento de uma série de atividades em comemoração aos 60 anos do CTG. “Este ano nós realizamos palestras, torneios de truco e uma gincana cultural, onde arrecadamos duas toneladas de alimentos que foram distribuídas a três casas assistenciais de Caxias”, conta Mallmann, enquanto ressalta a importância de integrar os sócios do CTG e a sociedade em geral.

Vera Regina Regal Comandulli , que está há 50 anos na entidade, diz estar realizada e muito feliz ao ver tudo que foi construído e cultivado durante esses anos. “Tudo começou quando um grupo de amigos, inspirados por Paixão Cortes, resolveu reunir-se em um pequeno galpão para cultivar nossas tradições como a poesia, a trova, as cantorias, danças...e tudo isso é mantido até hoje nesta verdadeira família que é o Rincão”.

O terceiro CTG a ser fundado no Rio Grande do Sul, possui atualmente quatro invernadas de danças tradicionais, divididas nas categorias: mirim, juvenil, adulta e veterana. Com este quadro artístico, somado às modalidades individuais, a entidade consagrou-se Campeã Geral no último Rodeio Internacional de Vacaria, em 2012, mesmo ano em que representou o Brasil no XXVIII Festival Internacional de Folclore dos Açores em Portugal.

 Desde sua fundação em 29 de outubro de 1953, a casa foi parte marcante na história de Caxias do Sul. Durante muitos anos foi parceira da Festa da Uva; por motivo de um incêndio, tornou-se sede temporária da Câmara de vereadores durante um ano; lá, funcionou também o TRE, desde o escrutínio manual dos votos até tornar-se ponto de entrega das urnas eletrônicas; e hospedou em sua sala de honra, os  presidentes da república: Castelo branco, Costa e Silva, Médici, Geisel,Figueiredo e José Sarney.

O quê: Baile dos 60 anos Rincão da Lealdade
Quando: 26 outubro (sábado) às 22 hs
Onde: CTG Rincão da Lealdade, BR 116 ao lado do Hospital Geral
Animação: Os Tiranos
Valor: R$ 160 o casal (salgados, frios, galeto e bebida liberada)
Informações e ingressos:
Fone: 54 3533-5501, 54 9987 5709
Anderson Oliveira
Assessoria de imprensa

Um comentário: