9 de agosto de 2012

Últimos preparativos para representar o Brasil em Portugal

O CTG Rincão da Lealdadeembarca no próximo dia 11 para Portugal, onde fará apresentações da cultura gaúcha no XXVIII Festival Internacional de Folclore dos Açores

Créditos: Cláudia Boeira
 
O festival é organizado pelo COFIT – Comitê Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira de Portugal e possui mais de 29 anos de experiência. Estarão presentes no festival 10 delegações internacionais e 14 grupos de folclore nacional.


Créditos: Cláudia Boeira
Nessa quarta, 08, foi o ultimo ensaio do grupo, composto por 35 integrantes. “Nos dedicamos e nos preparamos para representar o nosso País através da autêntica cultura gaúcha”, diz Rodrigo Pasquali coordenador do grupo.


Apesar de representar o Brasil, o CTG de Caxias do Sul fará apenas apresentações de danças e músicas do folclore gaúcho durante uma semana de programação artística na Ilha Terceira de Portugal após 12 anos sem nenhuma delegação representando o Brasil nesse festival.

A história do CTG Rincão da Lealdade é conhecida no meio tradicionalista por se tratar de um dos Centros de Tradições Gaúchas mais antigo do estado e o pioneiro em Caxias do Sul. Foi fundado em 1953 por um grupo de amigos. Aos poucos, o centro foi crescendo e passou a ocupar um lugar importante na comunidade caxiense, pois todos os banquetes, recepções e visitas oficiais eram lá realizados. O CTG foi descoberto por empresas de turismo, que passaram a incluir nas suas excursões uma noitada no Rincão da Lealdade para ver e conhecer a cultura gaúcha. A entidade tradicionalista teve a honra de recepcionar todos os presidentes da república e dois vices do período militar, de Humberto de Alencar Castelo Branco a João Baptista Figueiredo, além de José Sarney. E assim formou-se a história cinquentenária do CTG Rincão da Lealdade que mantém até hoje a sede original da época, um museu com mais de 100 peças catalogadas e a sala de honra, famosa por abrigar as autoridades.
Atualmente possui 150 sócios ativos e cinco invernadas de danças distribuídas nas categorias: mirim, juvenil, adulta, veterana e iniciantes, ou seja, o CTG dá espaço para novos integrantes aprender a dançar e conhecer a cultura gaúcha.
Os grupos de danças do CTG Rincão da Lealdade são grandes campeões de concursos culturais da região sul do País, com mais 200 premiações nos últimos cinco anos, entre elas Campeão geral do 29º Rodeio Internacional de Vacaria.
A entidade teve a missão de representar o Rio Grande do Sul em festivais nacionais como, por exemplo: Florianópolis-SC, Brasilia-DF e recentemente em Salvador-BA.

 Informações:
Cláudia Boeira
(54) 3229.0087 / 8125.0771
www.rincaodalealdade@blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário